Superstições de Ano Novo
Nesta altura do ano, fazemos sempre um balanço do que vivemos nos últimos 12 meses e pedimos novos desejos para o futuro. Para atrair o amor, conseguir um novo emprego ou ter a carteira mais recheada, há rituais para todas as intenções.
12 Passas, 12 Desejos
Esta é capaz de ser a superstição mais comum em todas as casas do nosso país. Mal soam as 12 badaladas, comemos as 12 passas à medida que pedimos 12 desejos.
Vestir cuequinhas novas
Este ritual também é muito popular entre o povo português. Para ter mais saúde e sorte em geral no ano seguinte, escolhem cuequinhas azuis, se o que desejam é paixão escolhem as vermelhas, enquanto o branco é eleito para aqueles que procuram paz.
Brindar com champanhe
Acredita-se que fazer um brinde com esta bebida atrai a sorte, a saúde e a prosperidade. Há até quem guarde a rolha da garrafa escolhida até ao ano seguinte.
Em cima de uma cadeira
Os mais antigos acreditam que “virar o ano” de um ponto mais alto atrai a boa sorte. E que se subir para esse local, que pode ser uma cadeira ou umas escadas, com o pé direito, ainda melhor.
Uma nota na mão
Se o que deseja é não andar a contar os tostões nos próximos 12 meses, segure uma nota (de preferência de alto valor) na mão. Também pode guardá-la no bolso ou dentro do sapato. Faça-o e garanta riqueza durante o ano inteiro.
Barulho com panelas
Acredita-se que quem faz muito barulho no réveillon - uma tradição que remonta a antigos rituais pagãos - está a afugentar os maus espíritos do ano anterior. Limpar a casa e libertar-se de objetos velhos também tem o mesmo propósito e atrai a boa sorte.
Ver fogo de artifício
Todas as pessoas adoram um bom espetáculo de fogo de artifício. É possível ver estas luzes nos céus pertos das praias, nas praças e até nos jardins particulares. Acredita-se que, com este gesto, se está a iluminar a vida e a atrair coisas boas para os meses seguintes.
Banho no mar
Existe a crença de que entrar na água do mar, na primeira manhã do novo ano, dá saúde e purifica o espírito.