Às 02.04 do dia 23 de setembro começa o outono no Hemisfério Norte, dando início ao período em que a noite vai progressivamente ganhando tempo em relação às horas de luz solar, até chegarmos ao solstício de inverno e à noite mais longa do ano, em dezembro. Para além de um fenómeno astronómico, o equinócio de outono corresponde a um dos quatro momentos-chave de viragem energética do ano.
O equinócio de outono representa o momento em que o Sol cruza a linha do Equador: a partir dessa data e até 21 de dezembro, com o solstício de inverno, o Sol encontra-se abaixo da linha do Equador, o que significa que, no Hemisfério Norte, o tempo noturno é cada vez maior em relação às horas de luz.
A nível energético, o equinócio de outono fala-nos de equilíbrio, contenção e, também, da necessidade de aceitar a sombra e aquilo que em nós é menos “luminoso”.
O equinócio de outono favorece:
- o recolhimento, a introspeção
- a libertação de situações que já atingiram o seu ponto máximo e que já nada trazem de positivo à sua vida
- a organização, tanto física como mental
- atividades relacionadas com o aperfeiçoamento, como a reparação e o restauro de móveis, por exemplo
De que forma o equinócio de outono afeta o seu signo?
A energia dominante – de recolhimento, introspeção, autoanálise, amadurecimento – será especialmente sentida durante o primeiro mês após o equinócio de outono.
Carneiro – Esta energia afeta especialmente a sua vida amorosa, sobretudo se tiver um relacionamento. Boa fase para proceder a mudanças necessárias e para cortar com comportamentos que não lhe trazem nada de positivo.
Touro – O equinócio de outono renova a sua energia, mas pode também fazer com que se sinta mais frágil a nível de saúde, suscetível a infeções. Não lida bem com mudanças e, como tal, precisa de algum tempo para se adaptar à nova energia dominante.
Gémeos – Pode trazer potenciais admiradores e novidades no campo amoroso. Esta fase renova a sua criatividade, deixando-o mais inspirado e espontâneo, mas também lhe pode trazer maiores preocupações com os filhos.
Caranguejo – Estará ainda mais voltado para o lar do que é habitual, sendo o período ideal para reorganizar a sua casa e para criar espaço, libertando-se daquilo que já não usa ou de que não precisa.
Leão – Bom período para reatar contacto com amigos de longa data com quem não está há algum tempo. A comunicação está favorecida neste período e, através dela, pode trazer-lhe revelações importantes.
Virgem – Este período pode trazer-lhe boas perspetivas no campo financeiro, sendo favorável para duplicar a sua fonte de rendimentos e estabelecer um plano de poupança.
Balança – O equinócio de outono coincide sempre com a entrada do Sol no seu signo, o que significa que a sua energia pessoal é ativada. Estará mais carismático, determinado e expressivo, sendo uma ótima altura para avançar com ideias e projetos.
Escorpião – Pode sentir uma transformação interior neste período. Boa fase para adotar uma nova postura em relação à forma como encara a vida. a
Sagitário – Ainda que o outono favoreça o recolhimento, este período traz boas surpresas à sua vida social. Poderá conhecer pessoas novas, com as quais sentirá uma forte afinidade.
Capricórnio – A sua vida profissional é posta em destaque por esta energia, que favorece a organização de tarefas e a definição de metas e estratégias.
Aquário – Este período pode expandir a sua mente e ajudá-lo a alargar horizontes, fazendo-o retomar os estudos ou investindo na aquisição de novos conhecimentos.
Peixes – A sua vida interior ganha uma profundidade ainda maior do que já é habitual. Estará particularmente intuitivo e será capaz de compreender as situações de uma forma mais ampla. A sua vida sexual está favorecida.