O Sol encontra-se no signo Sagitário no período compreendido entre 22 de novembro e 21 de dezembro e, durante esse tempo, somos todos afetados pela influência dessa energia especial. Conheça os principais traços de personalidade dos nativos deste signo e saiba de que maneira pode tirar melhor partido desta fase.
Sagitário é representado pela figura mítica do centauro, com um torso de homem e corpo e patas de cavalo. A simbologia do centauro representa a essência mais primordial de Sagitário – ligado aos instintos e à natureza, por um lado, com “as patas” bem assentes na terra, à qual tem uma conexão profunda, mas com uma seta a apontar para o céu, para as possibilidades infinitas de concretização que se escondem nos mistérios do Cosmos. O símbolo do Sagitário é um centauro arqueiro, que representa a caça e o gosto pela aventura mas, também, essa meta definida no que está mais além.
Os nativos de Sagitário são espontâneos, aventureiros, por vezes frontais ao ponto de chocarem aqueles que os rodeiam, mas são também fervorosos idealistas, eternamente preocupados com questões filosóficas que estão para lá do mundano e do trivial. Adoram a vida e vivem em constante busca, sendo aqueles que melhor procuram desfrutar das experiências que lhe são oferecidas. Caraterizam-se por terem uma natural facilidade em fazer amigos e criar ligações com os outros, sendo um tanto desapegados, pois detestam sentir-se presos e limitados pelos compromissos. Encaram a vida como uma viagem fascinante e viajar é um dos seus maiores prazeres e deleites.
Quando o Sol atravessa o signo Sagitário estão favorecidas as aprendizagens, as viagens e as atividades que contribuem para alargar os nossos conhecimentos.
Sagitário é regido pelo planeta Júpiter, aquele que está associado à sorte e à expansão e, de um modo geral, os nativos deste signo costumam ser pessoas afortunadas. São normalmente otimistas e possuem a autoconfiança necessária para avançarem, não tendo medo de correr riscos nem se deixando intimidar pelo medo do desconhecido. Desprezam a tacanhez e são, por vezes, um tanto rebeldes. Preocupa-os construir um Mundo melhor e colaborar para que as injustiças sejam corrigidas. Enquanto o Sol se encontra neste signo podem ser postas em destaque questões ligadas à justiça social e à superação das desigualdades.
O signo Sagitário pertence ao Elemento Fogo, que dota os seus nativos de um alto nível de energia. São muito ativos, tendo dificuldade em manter a concentração em tarefas que considerem monótonas e pouco estimulantes. Seja qual for o seu signo do Zodíaco, pode sentir-se, neste período, mais agitado e inquieto, já que a energia dominante fervilha de emoção e impele à ação.
Sagitário tem, como principal defeito, a incapacidade em ficar calado, uma certa imprudência nas suas palavras e ações, e a dificuldade em ocupar uma posição subalterna, já que naturalmente tende a procurar liderar, não acatando facilmente ordens de terceiros.
Os signos com os quais Sagitário tem maior compatibilidade são Gémeos, Balança, Aquário, Carneiro e Leão, que também são aqueles que tendem a sentir-se mais confortáveis com a energia dominante neste período.
Virgem, Caranguejo, Touro e Peixes são aqueles que têm maior dificuldade de entendimento com os nativos deste signo e, enquanto o Sol atravessa Sagitário, são também aqueles que podem enfrentar maiores desafios.