Saiba porque é que a Páscoa é a celebração mais importante do Catolicismo

Conheça o significado da Páscoa e saiba quais são os dias mais importantes desta efeméride religiosa.

SANTOS, ANJOS E ORAÇÕES

A Páscoa é a festividade de maior importância na religião Católica. Ela representa o milagre da Ressurreição e representa o sacrifício máximo feito por Deus para salvação de todos os homens. Num ritual de celebração que se inicia com a Quarta-feira de Cinzas, 40 dias antes da Páscoa, ela culmina com a Semana Santa, que todos os anos recria a história da morte e Ressurreição de Cristo por nós. Conheça o significado da Páscoa e saiba quais são os dias mais importantes desta efeméride religiosa.

crucificacao-jesus-cristo.jpg

A palavra Páscoa deriva do hebraico Pessach, que significa passagem, simbolizando a passagem para uma nova vida. A Páscoa é considerada a celebração mais importante do Catolicismo porque ela explica o mistério da Fé: Jesus, o filho de Deus, foi crucificado e morto para salvação dos pecados dos homens, tendo ressuscitado ao terceiro dia, num milagre que mostra que, de acordo com a vontade de Deus, tudo é possível para aqueles que creem.

Por ser tão crucial na história da religião Católica, a celebração da Páscoa inclui a repetição anual das cenas mais importantes desse exemplo máximo do poder de Deus.

Conheça as datas-chave da Páscoa:

- Quarta-feira de cinzas – 40 dias antes da Sexta-feira Santa e logo depois da Terça-feira de Carnaval, a Quarta-feira de Cinzas inaugura o período da Quaresma, que representa o tempo de reflexão sobre o martírio de Jesus. Este é um período que os fiéis dedicam à introspeção e à preparação para a Páscoa. É celebrada desde o século IV, sendo habitual praticar o jejum e a abstinência durante este período, como forma de penitência pessoal e de reverência para com o sacrifício de Jesus.

A Quaresma serve para refletirmos sobre quem somos e compreendermos como podemos ser melhores - e, desse modo, aproximarmo-nos de Cristo, sendo mais dignos do sacrifício que fez por nós.

- Domingo de Ramos – dá início à Semana Santa, que antecede o Domingo de Páscoa. Faz parte da celebração tradicional a procissão do Domingo de Ramos, na qual os fiéis levam ramos nas mãos. Segundo a Bíblia, Jesus foi com os seus discípulos a Jerusalém para celebrar a Páscoa judaica, que já era celebrada segundo uma ordem de Javé, lembrando os judeus da libertação dos hebreus da escravidão do Egipto. Jesus foi recebido com reverência e distinção: a população cobriu o chão com ramos de palmeira, prestando-lhe honras de rei e aclamando-o como o Messias, o salvador. Dias depois, no entanto, essa mesma população haveria de assistir à sua crucificação e morte, prontamente acusando aquele que haviam adorado.

- Quinta-feira Santa - A última Ceia – fecha o período da Quaresma e assinala a última Ceia de Jesus com os seus Apóstolos, na qual, segundo se conta, lhes lavou os pés, razão pela qual ainda hoje se celebra a cerimónia do lava-pés neste dia.

- Sexta-Feira Santa – representa o martírio da crucificação e a morte de Jesus, pregado na Cruz, com uma coroa de espinhos na cabeça. É reproduzido, nas Igrejas Católicas, o percurso que Jesus percorreu a caminho do Calvário, após ter sido julgado e condenado, tendo de carregar a sua própria Cruz sobre os ombros.

- Domingo de Páscoa – celebrado na primeira Lua Cheia após o dia 21 de março (razão pela qual é sempre móvel), é o dia mais importante da Páscoa, representando a Ressurreição de Jesus, três dias após a sua morte. Maria Madalena foi ao sepulcro onde Jesus se encontrava e viu que a pedra que o fechava tinha sido retirada. O sepulcro tornou-se um lugar de esperança, de vida e de fé, e a Ressurreição de Cristo é o exemplo máximo da salvação.

 

Oração da Ressurreição

Deus Pai, cremos na ressurreição da carne,
e que a nossa vida se encaminha
para a definitiva comunhão conVosco.
Fomos criados para a vida eterna,
e assim aguardamos pela Ressurreição de Jesus.

Estamos seguros de que ressuscitará no último dia,

pois na vida dos Vossos santos as Vossas promessas
sempre se confirmaram.

Estamos certos de que todos os nossos medos serão vencidos;

E toda a dor e sofrimento serão mitigados,

porque o vosso Anjo, nosso Defensor,

proteger-nos-á contra todo o mal.

Cremos que vós sois o Deus vivo e verdadeiro,

e permaneceis connosco para sempre.

Deus Pai Todo Poderoso,
Dai-nos proteção na nova vida hoje e sempre.”

SANTOS, ANJOS E ORAÇÕES

São Bento: Patrono da Europa e Guia Espiritual

São Bento de Núrsia, nascido em 480 d.C., é um dos santos mais venerados da Igreja Católica. Fundador da Ordem Beneditina, é considerado o pai do monaquismo ocidental e patrono da Europa

Oração para eliminar mau-olhado, inveja e abrir caminhos

Esta oração funciona como um escudo protetor contra todo o tipo de negatividade.

A conversão de São Paulo ao Cristianismo

A conversão de São Paulo é um dos eventos mais importantes da história do cristianismo

3 Simpatias de São Pedro para abrir portas na sua vida

Estas 3 simpatias pedem a intercessão de São Pedro para abrir os caminhos da sua vida à prosperidade financeira, à sorte no amor, e para proteger a sua casa e a sua família.

Santa Adelaide, uma mulher de grande fé e coragem.

Santa Adelaide da Itália, conhecida como padroeira das vítimas de abuso, das noivas, das imperatrizes e princesas, exilados, dos problemas entre genros e sogros, da maternidade, pais de famílias grandes, madrastas, viúvas.

Nossa Senhora Aparecida ajuda a alcançar graças e bençãos

Rainha e Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida é a forma como Nossa Senhora é carinhosamente tratada em terras de Vera Cruz. A estátua de Nossa Senhora da Conceição, vestida com um manto azul todo enfeitado está exposta na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, no interior do Estado de São Paulo.

Artigos relacionados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.