Cada ser humano é único e todas as generalizações são, por definição, redutoras. Ainda assim, a Astrologia, que se fundamenta em conhecimentos milenares com evidências comprovadas da influência dos astros sobre a personalidade dos indivíduos, oferece uma visão complementar da personalidade dominante de cada pessoa, com base no momento em que nasceu. A propósito do dia da Mãe, descubra se o instinto maternal é algo que está escrito nas estrelas!
Por signo solar entende-se o signo em que o Sol se encontrava no momento de nascimento de uma pessoa. A Astrologia interpreta-o como a essência da pessoa, a sua natureza, que expressa os seus gostos e as tendências que a sua personalidade segue. A partir desse pressuposto, é possível inferir de que forma cada signo do Zodíaco reage à maternidade: alguns têm uma maior preocupação em constituir família, outros mantêm uma personalidade mais independente. Apesar destas tendências gerais, qualquer ser tem a sua maneira própria de reagir ao nascimento de um filho. Pessoas que nunca puseram essa possibilidade revelam ser mães extremosas e outras que, à partida, pareceriam mais voltadas para essa experiência podem, por inúmeros fatores da sua vida, ter dificuldade em aceitar esse papel.
De um modo geral, saiba o que pensa a mulher de cada signo sobre a possibilidade de ser mãe, num ranking definido de acordo com os pressupostos básicos sobre as caraterísticas dos signos, que aponta quais são aqueles que mais sentem o apelo da maternidade:
1 – Caranguejo
Regido pela Lua, este é o signo mais fortememente ligado às origens, à família e, pela predominância feminina que a Lua evoca, à mãe. De um modo geral, a mulher Caranguejo sonha ser mãe e, quando tem filhos, toda ela é devoção, carinho e ternura para com eles. Mantém sempre uma forte ligação à sua própria infância, o que faz com que aprecie particularmente escolher roupas para os seus filhos, cozinhar para eles, ir ao encontro das suas peculiaridades à medida que conhece a personalidade deles e brincar com eles, de igual para igual.
2 – Touro
Este é o signo mais fortemente ligado às tradições e, como tal, tem geralmente o objetivo de constituir família. Aprecia os momentos em família, cozinha com gosto e deleita-se no convívio com os seus e nos momentos passados no lar, tendo facilidade e gosto em desempenhar o papel de mãe.
3 – Leão
Embora seja regido pelo Sol, que lhe dá uma energia mais masculina, Leão é o signo da vaidade e do orgulho e, como tal, sonha ter filhos e vê neles uma extensão de si próprio e um importante legado que deixa na Terra. Com um coração generoso e uma personalidade brincalhona, a mãe Leão é muito dedicada e protetora, incentivando sempre os filhos a darem o seu melhor e a irem longe na vida.
4 – Balança
De personalidade descontraída e livre, Balança pode não parecer, à primeira vista, uma pessoa que sonhe em constituir família, mas a sua personalidade harmoniosa e dedicada sente-se realizada também quando, a par com a realização pessoal e profissional, olha para a família bonita que está a construir. Muito atenciosa com os filhos, a mãe Balança procura sempre compreendê-los e aceitá-los como são, procurando que a sua vida seja divertida e recheada de bons momentos.
5 – Escorpião
Um pouco à semelhança do que acontece com Leão, também Escorpião vê nos filhos uma extensão de si mesmo, respeitando a sua individualidade mas procurando transmitir-lhes os seus valores e a sua ideologia. Extremamente protetora, a mãe Escorpião encontra na maternidade uma experiência de profunda transformação, que lhe permite ir além de si própria. É muito afetuosa, mas também bastante rígida, sendo difícil enganá-la ou ludibriá-la.
6 – Carneiro
Carneiro ama a vida em tudo o que ela lhe oferece, e a experiência da maternidade pode representar, para algumas nativas deste signo, a possibilidade de viver de forma ainda mais plena. Esta é a mãe que não abdica das suas atividades e que leva os filhos com ela onde quer que vá. Educa-os para serem autónomos e independentes, destemidos e tão curiosos pelo Mundo como ela própria.
7 – Peixes
Sonhadora e poética, a mulher Peixes pode adiar a maternidade por receio de não estar à altura desse papel, mas é uma mãe especialmente afetuosa e dedicada aos filhos, canalizando para eles a ternura infinita que habita no seu coração, ensinando-os a amar os outros seres e a respeitar tudo aquilo que existe na Terra. Discreta e subtil, esta é a mãe que não faz perguntas, esperando que sejam os filhos a abrir o seu coração com ela, algo que eles fazem com facilidade porque ela sabe acolhê-los e respeitá-los na sua diferença.
8 – Sagitário
De personalidade independente e aventureira, a mulher Sagitário tarda em assentar, mas, quando se torna mãe, abraça com amor e entrega esse novo papel na sua vida. Mantém sempre o seu espírito livre e habitua os filhos, desde pequenos, a acompanharem-na nas suas viagens e a embarcarem nas mais loucas aventuras. É uma mãe otimista, corajosa e ativa, que lhes ensina, pelo seu exemplo, a aproveitarem a vida ao máximo.
9 – Gémeos
Tem uma personalidade bastante cerebral e vive muitas vezes absorta pela profissão e pela sua infinita vontade de aprender, o que pode fazer com que adie a experiência da maternidade. Quando tem filhos, encara com descontração este novo papel e encontra nos filhos novos companheiros de viagem, nos quais incute, desde cedo, o gosto pela aprendizagem e o sentido prático ao lidar com a vida.
10 – Virgem
Muito empenhada em tudo aquilo que faz, a mulher Virgem procura cumprir de forma exemplar o papel de mãe, mas pode evitá-lo se estiver muito concentrada nas suas metas pessoais e profissionais. A sua personalidade, tendencialmente ansiosa, pode fazê-la ser mais receosa em relação a tudo o que se passa com os filhos, o que faz com que tenda a procurar mantê-los sempre por perto e assegurar que nada lhes falta.
11 – Aquário
Muito mental e idealista, a mulher Aquário mantém sempre uma personalidade independente e, a um nível geral, pode evitar a maternidade, por sentir que irá absorver a sua atenção de uma forma total, representando um compromisso para a vida. Quando é mãe, porém, a mulher Aquário é uma fera a defender as suas crias, que ensina, desde cedo, a serem pessoas livres, com um forte sentido crítico em relação ao Mundo e com um profundo respeito pelos outros.
12 – Capricórnio
Apesar de ter uma personalidade tradicionalista e de gostar de seguir as convenções, a mulher Capricórnio é geralmente mais focada na sua carreira e nas suas metas pessoais e, a menos que constituir família seja uma delas, ela facilmente se sente realizada sem passar por essa experiência. Quando tem filhos, não é muito efusiva nas suas demonstrações de amor e evita estragá-los com mimos, mas demonstra o seu infinito amor através das suas ações para com eles, procurando sempre assegurar o seu bem-estar e máximo conforto.