Fátima representa um dos maiores milagres da história da Igreja Católica e é um dos principais centros de devoção ao qual acorrem milhares de fiéis, que entregam as suas preocupações, angústias e dores a Nossa Senhora ou que ali lhe prestam homenagem e firmam a sua gratidão.
Corria o ano de 1917 quando, num Portugal rural e pobre, três crianças afirmaram ter visto Nossa Senhora, uma figura luminosa que lhes apareceu em cima de uma oliveira enquanto pastoreavam as suas ovelhas. Alvo de polémicas e discussões até aos nossos dias, o milagre da Aparição de Fátima aos três Pastorinhos Jacinta, Francisco e Lúcia gerou uma acesa controvérsia, porque inicialmente a palavra das três crianças foi posta em causa pela opinião popular e porque, perplexos e deslumbrados com a visão que tiveram, os fervorosos crentes insistiram em transmitir aquilo que, contavam, a Virgem Maria lhes transmitiu. As Aparições começaram no dia 13 de maio de 1917 e repetiram-se a cada dia 13, até ao dia 13 de outubro, data da última Aparição, marcada por um dos mais impressionantes fenómenos de que há registo: o milagre do Sol, presenciado por cerca de 70 000 pessoas que acorreram à Cova da Iria, onde foi erguida uma Capela em honra de Nossa Senhora, conforme ela havia pedido às três crianças que fosse feito.
O milagre do Sol marcou o final das Aparições de Fátima e veio dissipar as dúvidas daqueles que não acreditavam no que os três Pastorinhos narravam. Perante uma tão grande multidão de pessoas que presenciou o mesmo fenómeno, a palavra das crianças foi tida como verdade e, a partir daí, teve início uma das maiores devoções Católicas do mundo inteiro.
O milagre de Sol foi descrito como um fenómeno no qual o Sol se transformou num disco de prata que podia ser olhado de frente, sem ferir os olhos, e que girava sobre si próprio no céu, como se fosse despenhar-se. De repente, o Sol parou, retomou o seu brilho intenso habitual, e voltou a ocupar o seu lugar no céu. A Irmã Lúcia narrou, ainda, que nesta última Aparição apareceu o Menino Jesus e São José ao lado de Nossa Senhora. A Sagrada Família veio terminar a mensagem de Fátima.
Reze a Nossa Senhora de Fátima e peça-lhe proteção:
“Ó Virgem de Fátima, Mãe de misericórdia,
Rainha do Céu e da Terra, refúgio dos pecadores,
nós nos consagramos ao Vosso Imaculado Coração.
Consagramos o nosso coração, a nossa alma,
a nossa família e tudo o que nos pertence.
E, para que esta consagração seja verdadeiramente eficaz
e duradoura,
renovamos hoje as promessas do nosso batismo e da nossa crisma, comprometendo-nos, ainda uma vez,
a viver como bons cristãos,
fiéis a Deus, à Igreja e ao seu chefe, o Papa.
Prometemos rezar o terço, participar na Eucaristia,
e trabalhar para a conversão dos pecadores.
Prometemos, ainda, ó Virgem Santíssima,
ser zelosos pelo Vosso culto bendito,
a fim de apressar,
com a nossa consagração ao Vosso Imaculado Coração
e mediante a Vossa intercessão,
o advento do reino de Jesus no mundo.
Ámen.