O Dia de Reis é uma data muito importante e é comemorado com diversas tradições. O Dia de Reis, também conhecido como Epifania do Senhor, é uma data comemorativa cristã que celebra a visita dos reis magos a Jesus Cristo recém-nascido. A data é celebrada no dia 6 de janeiro e marca o fim das festividades natalícias.
História do Dia de Reis
A celebração do Dia de Reis tem origem na tradição cristã. A Bíblia conta a história de três reis magos, Melchior, Gaspar e Baltazar, que visitaram Jesus Cristo recém-nascido, guiados por uma estrela. Os reis magos ofereceram presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra.
A tradição de celebrar o Dia de Reis chegou a Portugal no século VIII. No início, a data era celebrada com procissões e missas. Com o passar do tempo, foram surgindo novas tradições, como a distribuição do bolo-rei e a realização de "Janeiras".
Importância religiosa
O Dia de Reis é uma data importante para os cristãos, pois marca o fim do período natalício. A data também é considerada um dia de festa e alegria, pois celebra a chegada do menino Jesus ao mundo.
Tradições do Dia de Reis
Uma das tradições mais conhecidas do Dia de Reis em Portugal é a distribuição do bolo-rei. O bolo-rei é um bolo doce e recheado com frutas cristalizadas, passas e uma amêndoa. A pessoa que encontrar a amêndoa é considerada o rei ou a rainha do dia e tem o direito de receber um presente.
Outra tradição comum é a realização das Janeiras. As Janeiras são grupos de pessoas que vão de porta em porta cantando músicas natalícias e pedindo bolos e doces.
No dia 6 de janeiro, também é comum a desmontagem da árvore de Natal, marcando o fim das comemorações natalinas.
O Dia de Reis é uma data de celebração e alegria, que marca o início de um novo ano. É um momento de união familiar e de partilha de tradições.