Conheça a importância das cores de acordo com o Feng Shui. Acima de tudo, lembre-se sempre que a flexibilidade é fundamental para adaptar os ensinamentos orientais à nossa realidade.
Apesar das diferenças culturais existentes entre o Ocidente e o Oriente, cada vez se compreende melhor na nossa cultura o quanto os conhecimentos e terapias descobertas e desenvolvidas do outro lado do Mundo são importantes, como é o caso do Feng Shui. No entanto, há que ter em conta que as referências históricas e as condicionantes geográficas têm um papel muito importante no valor que cada cultura atribui a cada coisa, e que os significados atribuídos variam de acordo com a cultura em que são utilizados e referidos.
As cores desempenham um papel fundamental no Feng Shui. Elas suscitam emoções e proporcionam o aumento ou a diminuição de certo tipo de energias, conforme o local e as circunstâncias em que são utilizadas. No entanto, aquilo que para nós é visto como positivo pode ser negativo para os orientais. Isto acontece por exemplo com a cor branca, a que associamos a pureza e a ingenuidade, enquanto que no Oriente ela está associada à morte e ao luto. Por incrível que nos pareça, o preto, que para nós tem conotações negativas, para os orientais simboliza dinheiro, e por essa razão é considerado como portador de bom Feng Shui. No Ocidente convencionou-se considerar o verde como a “cor do dinheiro”.
O vermelho, que nós associamos à paixão, mas também à cólera e à agressividade, significa prosperidade e sucesso para os chineses, razão pela qual as noivas chinesas vestem essa cor no dia do casamento, para atrair o bom Feng Shui para a vida conjugal. Enquanto que para nós o amarelo transmite optimismo e alegria, para os chineses esta cor está associada ao Imperador, pois representa autoridade. O azul, que conotamos como portador de paz e tranquilidade, significa esperança para os orientais.
Ao utilizar o Feng Shui, é sempre importante ter em conta não só o significado que os chineses atribuíram a cada cor mas também o tipo de emoções que ela nos desperta. Por exemplo, se ao utilizar o preto para aumentar a prosperidade financeira não nos sentirmos bem com essa cor, perde-se a boa influência que deveria ter.
A escolha da cor de cada divisão deve ser feita consoante a direção em que esta se encontra. Vermelho e laranja são cores que deve utilizar a Sul, o preto e o azul são mais auspiciosas a Norte, o verde e o castanho a Este e o branco e o cinzento a Oeste. Estas cores podem ser usadas não só nas paredes como também nos elementos decorativos, como por exemplo nos cortinados. O formato destes também deve ser levado em conta. Cortinas arredondadas representam o elemento Metal. Num quarto a Norte, em que o elemento dominante é a água, as cortinas devem ser azuis, circulares ou com franzidos. Sanefas triangulares estimulam o Elemento Fogo e são apropriadas para trazer bom Feng Shui numa sala virada a Sul. Cortinados compridos, rectangulares, são auspiciosos quando utilizados a Este, que se identifica com o Elemento Madeira.
O chão de uma casa relaciona-se com a base, a “fundação” da vida, e por isso deve prestar-lhe alguma atenção. Os tapetes devem estar em harmonia com o resto da decoração de cada espaço, atendendo à direcção em que se situa e ao seu elemento dominante, tanto no que diz respeito ao padrão quanto à cor utilizados. A forma retangular transmite bom Feng Shui, pois ajuda a que o tapete reflita a harmonia da sala. Padrões complicados, abstratos, ou que sugiram movimento podem trazer mau Feng Shui, confundindo as energias. Também não é positivo pendurar tapetes na parede, principalmente se já antes estiveram no chão e foram pisados.
No Feng Shui, as cores podem ser divididas em cores Yin e cores Yang. As cores Yin transmitem a sensação de relaxamento. As cores Yin são:
Azul - segundo o Feng Shui transmite calma. Esta cor tem muito significado no Feng Shui visto ser a cor que reflete o relaxamento e a cura. O azul cria um sentimento de paz e confiança. Como se trata da cor do céu e do mar, está associada à aventura e exploração. O Azul marinho é a cor do intelecto e da sabedoria.
Preto - no Feng Shui simboliza o dinheiro. É uma cor perfeita para a carreira profissional, principalmente quando combinada com o metal. É a cor que o Feng Shui usa para a protecção emocional e para o poder.
Roxo - tem um grande significado no Feng Shui. É uma cor excelente tanto para a cura física como para a cura mental. Esta cor está associada ao conhecimento espiritual.
Branco - no Feng Shui o branco simboliza a pose, confiança e pureza. Devido à sua energia Yin, é usada quase sempre em combinação com o dourado ou prateado para gerar um efeito calmo no ambiente.
As cores Yan estão associadas aos elementos do fogo e madeira. Os mestres do Feng Shui acreditam que estas cores favorecem o entusiasmo e a energia necessária para fazer algo ou para se sentir motivado. São elas:
Amarelo - no Feng Shui é considerada tão auspiciosa como o vermelho. Esta cor representa os raios de sol, o calor e a amizade. Porém, segundo alguns mestres de Feng Shui, a exposição prolongada a grandes quantidades de amarelo pode causar ansiedade.
Laranja - possui uma grande quantidade de energia Yang e é uma cor que favorece a concentração. Pode usar esta cor quando a sua criatividade estiver em baixo. O laranja é usada no Feng Shui para dar sentido, orientação, objetivos. Esta é a cor da organização.
Vermelho - segundo o Feng Shui estimula as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, autoestima, fama e prosperidade. Esta cor deve ser usada com cuidado e em pequenas doses por ser estimulante e excitante. No quarto do casal ativa a sexualidade. Na sala e na cozinha estimula o apetite e a fala. Em excesso pode causar desavenças, confusões e explosões de humor.
Castanho - segundo o Feng Shui esta cor está ligada ao elemento terra. Tons muito fortes podem deixar os ambientes pequenos e sufocantes. Geralmente, os tons claros amplificam os ambientes, os tons escuros transmitem uma ideia de força e destacam-se no ambiente.
Dourado/Prateado - no Feng Shui esta cor está associada ao elemento Metal. O Dourado é considerado quente e favorece a atração de riqueza e prosperidade. O prateado pode ser considerado uma cor fria e favorece o sucesso. Estas duas cores ajudam a criar uma imagem de poder e bom gosto.
Bege - no Feng Shui esta cor está ligada ao elemento terra, transmite segurança, estabilidade, serenidade, sensação de aconchego, elegância e estabilidade. Acalma e estimula as ideias.
Verde - é uma cor neutra que representa o Elemento Madeira. Deve ter muito cuidado ao usar esta cor em ambientes em que a cor dominante seja o vermelho, pois o resultado será um local muito quente. Esta cor é ideal para usar na casa de banho para elevar a energia do local. É também uma excelente opção em casas com pessoas com problemas de saúde.
Rosa - é a cor ideal para dar um toque romântico e trazer suavidade ao ambiente. A energia desta cor é suave, tranquilizante e protetora. Associada ao amor, à felicidade e ao romance esta cor é indicada para quartos de casal.
Cinzento - esta cor resulta da mistura do preto e do branco, simboliza o equilíbrio e a solução de conflitos. O cinzento pode revelar-se bastante simples, triste, neutro e sóbrio, no entanto, pode ser visto também como uma cor moderna, chique, marcante e harmoniosa. Seja um tom mais escuro ou mais claro é importante conjugá-lo sempre com detalhes ou objetos coloridos que se destaquem.
No Feng Shui, as cores também têm muito a ver com a direção da casa ou escritório. Existem cores definidas pelo Feng Shui para as fachadas das casas de forma a melhorar e equilibrar o chi em toda a casa. Por exemplo, se a casa está virada a Sul, então deve pintá-la de branco, cinzento ou azul de forma a melhorar o fluxo de energia. Para casas viradas a Este os tons metal e terra são os que melhoram as energias positivas.