São Valentim é o santo dos amantes e protetor dos namorados por excelência. No mundo, o Dia de São Valentim é comemorado a 14 de fevereiro, mas talvez poucos conheçam a história romântica do bispo de Terni.
Quem foi São Valentim?
Valentim foi um bispo em Roma, que viveu durante o século III depois de Cristo.
Segundo a lenda, conta-se que enquanto o imperador Cláudio proibia o casamento cristão durante a guerra, uma vez que acreditava que os soldados solteiros eram melhores combatentes, Valentim ajudou os jovens e casou-os clandestinamente.
Quando foi descoberto, Valentim foi preso e durante esse tempo, recebeu várias cartas e flores de jovens com mensagens de esperança e de amor.
Entre várias cartas, estava a filha cega de um dos carcereiros, por quem se apaixonou. Diz-se que o amor de Valentim curou milagrosamente a jovem, e durante algum tempo, trocaram cartas de amor apaixonadas que o bispo assinava como "de seu Valentim".
A lenda ainda conta que o bispo conseguiu fazer amizade com Cláudio, mas quando tentou converter o imperador ao cristianismo, enfureceu Cláudio, que tentou fazer com que Valentim renunciasse à sua fé. O santo recusou, então o imperador condenou-o à morte.
No dia 14 de fevereiro, ele foi espancado com paus e pedras, depois decapitado em Roma antes de ser enterrado num cemitério cristão em Via Flamínia.
Como a vida de São Valentim é comemorada no Dia dos Namorados?
A carta final “de seu Valentim” levou à tradição de enviar e receber cartões anónimos, cartas e poemas de admiradores, resultando no que se tornou o fenómeno conhecido como o Dia dos Namorados.