15 de agosto é dia da Assunção de Nossa Senhora

O dia 15 de agosto é muito especial para todos os Católicos. Celebra a assunção de Nossa Senhora, que subiu aos céus para se juntar ao seu filho Jesus, onde está a olhar sempre por nós.

SANTOS, ANJOS E ORAÇÕES

O dia 15 de agosto é muito especial para todos os Católicos. Celebra a assunção de Nossa Senhora, que subiu aos céus para se juntar ao seu filho Jesus, onde está a olhar sempre por nós.

Chama-se Assunção de Nossa Senhora porque se acredita que a Virgem Maria subiu aos Céus, não só em espírito mas também com o corpo. Assunção significa “elevação”.

Por ter sofrido tanto e por ter vivido sempre livre de pecado, Maria foi recompensada por Deus, que a fez subir ao Céu sem viver as tormentas da morte terrena.

A Assunção de Nossa Senhora está relacionada com o mistério da salvação humana e foi considerada um dogma da fé em 1950, pelo Papa Pio XII, embora já fosse aceite pelos cristãos desde o tempo de Jesus. Em Portugal esta celebração ganhou especial relevo no século XIV. Conta-se que, dias antes da festa em honra da Assunção de Nossa Senhora, os castelhanos invadiram Portugal, com o objetivo de matar o Mestre de Avis, D. João I, para que ele não pudesse suceder ao trono após a morte prematura de D. Fernando. O Mestre de Avis rogou a Nossa Senhora que protegesse Portugal, prometendo erguer igrejas em Sua homenagem se conseguissem derrotar os castelhanos. Uma vez que a vitória foi portuguesa e os castelhanos não conseguiram os seus intentos, D. João I mandou construir o convento da Batalha em Sua homenagem, e consagrou a Nossa Senhora da Assunção todas as catedrais portuguesas.

 

Oração a Nossa Senhora da Assunção

“Ó dulcíssima soberana,

rainha dos Anjos, bem sabemos que,

miseráveis pecadores,

não somos dignos de vós neste vale de lágrimas,

mas sabemos que a vossa grandeza

não vos faz esquecer a nossa miséria e,

no meio de tamanha glória,

a vossa compaixão, longe de diminuir,

aumenta cada vez mais para connosco.

Do alto do trono em que reinais

sobre todos os anjos e santos,

volvei para nós os vossos olhos misericordiosos;

vede a quantas tempestades e mil perigos estaremos,

sem cessar, expostos até ao fim da nossa vida.

Pelos merecimentos da vossa bendita morte,

dai-nos o aumento da fé, da confiança

e da santa perseverança na amizade de Deus,

para que possamos, um dia,

ir beijar os vossos pés e unir as nossas vozes

às dos espíritos celestes,

para louvar e cantar as vossas glórias

eternamente no céu.

Assim seja!”

SANTOS, ANJOS E ORAÇÕES

Poderosa oração de São Cipriano

Conheça um pouco da história deste santo e uma poderosa oração para pedir a sua intercessão.

A Natividade de Nossa Senhora: Um Nascimento Cheio de Graça

A Natividade de Nossa Senhora, celebrada no dia 8 de setembro, é uma festa que marca o nascimento da Mãe de Jesus.

Vigília Pascal: Celebração da Ressurreição de Cristo

​A Vigília Pascal é a mais importante celebração do calendário litúrgico católico. Realizada na noite de sábado para domingo, marca a passagem da morte de Jesus Cristo para a sua gloriosa ressurreição.

Oração a Nossa Senhora do Carmo

Nossa Senhora do Carmo é celebrada pela Igreja Católica no dia 16 de julho. Este é um dos títulos mais antigos da Virgem Maria, assim chamada em honra do convento criado em devoção à Santíssima Virgem Maria nos primeiros séculos do Cristianismo, no Monte Carmelo, em Israel.

São Lázaro, padroeiro dos leprosos, dos pobres e dos doentes.

São Lázaro é um santo cristão que é mencionado no Evangelho de João. Ele era um amigo de Jesus Cristo que foi ressuscitado dos mortos.

São Pedro de Alcântara, um exemplo de devoção religiosa.

São Pedro de Alcântara, um exemplo de devoção religiosa, através de uma vida de pobreza, rígida penitência e um sublime espírito de oração.

Artigos relacionados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.