As Casas do Zodíaco e os Planetas
Consoante o local e a hora de nascimento da pessoa, as casas astrológicas correspondem a doze divisões do céu. Nunca mudam de posição e cada uma está delimitada por um signo do Zodíaco.
Planetas
Os primeiros planetas foram identificados há cerca de cinco mil anos pelos sumérios, que viviam na Mesopotâmia (atual Iraque). Foi a civilização greco-romana que, de acordo com as características de cada planeta, as adaptou às suas próprias divindades.
Em astrologia, revestem-se de extrema importância devido à afinidade que existe entre as características que lhes foram atribuídas, enquanto corpos celestes e divindades, e as características que predominam no signo que regem.
Sol - figura em primeiro lugar quando se elabora o mapa astral. É dele que recebemos o calor e a energia e os que são regidos por ele destacam-se pela sua criatividade, magnetismo e entusiasmo. É, na essência, a representação do masculino. Rege os signos Leão e Sagitário.
Lua - representa o lado maternal, a feminilidade, a solidez emocional. Mexe também com as emoções. Rege o signo Caranguejo, que é muito protetor e amigo do seu amigo.
Mercúrio - representa a capacidade de raciocínio, a inteligência e o espírito analítico. Quem é regido por este planeta (os signos Gémeos e Virgem) é muito criativo, intelectual e entusiasta.
Vénus – representa a busca da beleza e da harmonia, a feminilidade e quem é regido por este planeta defende os valores pessoais (signos Balança e Touro).
Marte – representa o corpo, a sexualidade, o caráter combativo. Quem é regido por este planeta é aguerrido e impulsivo (o signo Carneiro).
Júpiter – representa os bens materiais, o prestígio, e quem é regido por este planeta é otimista e dotado de um grande sentido prático (o signo Sagitário).
Saturno – quem é regido por este planeta aprecia a disciplina, é um pouco desconfiado, e também ambicioso e assertivo (o signo Capricórnio).
Úrano – representa as mudanças tecnológicas, e quem é regido por este planeta defende o progresso e possui um caráter inventivo (o signo Aquário).
Neptuno – representa a nossa condição humana e ensina-nos a ser pragmáticos perante as dificuldades da vida. Quem é regido por este planeta possui uma grande sensibilidade artística e a capacidade de ultrapassar os obstáculos (o signo Peixes).
Plutão – o planeta mais distante do Sol, o mais insondável. Quem é regido por este signo possui uma frontalidade absoluta e sem retoques, embora se mostre enigmático (o signo Escorpião).
|